Hospedado por onShore

Compre este livro agora na Amazon!

Leia este livro usando o Safari Online Books

Alguns direitos reservados

 

O Controle de Versão Open Source da Próxima Geração

Controle de Versão com

Subversion

Introdução

Esta é a página online do Controle de Versão com Subversion, um livro gratuito sobre o ubíquo sistema de controle de versão Apache™ Subversion®, escrito por alguns dos próprios desenvolvedores do Subversion.

Como você pode deduzir pelo leiaute desta página, é com muita satisfação que temos algumas versões deste livro publicadas pela O'Reilly Media. Certamente que você pode comprar uma cópia tradicional impressa do livro se você quiser, mas você sempre vai encontrar as versões mais recentes aqui neste site, disponíveis tanto nos formatos HTML e PDF.

Versões Online do Livro

As versões deste livro usam um sistema de numeração desenvolvido de forma a corresponder àquele utilizado pelo próprio software Subversion—a versão 1.7 do Controle de Versão com Subversion aborda o Subversion 1.7, por exemplo. Aqui estão as últimas versões do livro que estão disponíveis online:

Para o Subversion 1.7 em inglês

Nightly Build (Compilações diárias do livro, para o Subversion 1.8 em inglês)

Por favor, leve em consideração que estas versões ainda estão não estão concluídas: inclusive, algumas novas seções podem surgir e outras podem ser excluídas. Assim se, por exemplo, você marcar como favorito em uma seção específica, há o risco de que estes links fiquem invalidados ao longo do desenvolvimento do livro. Se você precisar se referir a uma seção do livro que provavelmente deva permanecer estável por anos, prefira linkar para uma das edições completas acima.

Você também pode encontrar versões mais antigas do livro (que imaginamos não serem mais tão interessantes à maioria dos usuários) aqui.

Comentários/Contribuições

Para enviar seus comentários e feedback sobre o livro ou sobre este site, mande mensagem (em inglês) para svnbook-dev@red-bean.com [informação sobre a lista]. Caso você tenha encontrado erros no livro (quer seja na versão impressa da O'Reilly ou não), por gentileza, proceda da seguinte maneira:

  1. Confira nossa relação de tíquetes para ver se alguém já reportou o mesmo problema anteriormente. Se este for o caso, não é necessário fazer mais nada, a menos que você deseje contribuir sugerindo uma alteração que corrija o problema (veja abaixo).
  2. Verifique os fontes XML para conferir se o problema ainda existe. Você pode fazer isso usando o próprio Subversion, obtendo uma cópia local do tronco de nosso repositório Subversion em http://svnbook.googlecode.com/svn/trunk/. Se você vir que o problema também está presente na última versão dos fontes, por favor informe-o na lista de discussão acima ou registre um novo tíquete.
  3. Se o problema está na edição impressa do livro, verifique primeiro a página de errata da O'Reilly do livro e informe o erro caso veja que ele ainda não tenha sido reportado.

Reportes de possíveis erros no livro são sempre bem-vindos. Reportes de erros no livro que já estejam acompanhados de sugestões de como corrigir o problema são melhores ainda. Para correções técnicas (ortografia, gramática, etc.), apenas inclua um patch dos fontes XML com a alteração sugerida em seu e-mail informando o erro (e inclua a palavra [PATCH] no título da mensagem). Para questões mais subjetivas sobre o teor ou a clareza de algum trecho do livro, o melhor a fazer é meramente iniciar a discussão sobre este tópico na lista.

Traduções

Este livro foi (ou está sendo) traduzido para outros idiomas. Utilize o menu de navegação no rodapé desta página para selecionar um idioma diferente. Para cada página traduzida você terá instruções de como obter o livro traduzido (ou ao menos uma versão mais atual do trabalho em andamento se a tradução ainda não estiver concluída). Leve em conta que a versão em original deste livro é em inglês e que as demais traduções são todas derivadas dela. Então, se você tiver quaisquer comentários sobre uma versão traduzida do livro, entre em contato diretamente com os autores da tradução.

A versão em Português do Brasil do livro Controle de Versão com Subversion foi disponibilizada no final de 2008 e aborda a versão 1.4 do livro. Eventuais ajustes e correções nesta versão são feitas sob demanda. Os fontes, bem como os arquivos do livro em formato para download estão disponíveis na página do projeto no Google Code.

Gostaríamos de manter a versão em Português do Brasil tão atualizada quanto a original. No entanto, no momento não há voluntários suficientes para contribuir com este trabalho. Assim, se você gosta de ou já usou o Subversion ou mesmo se gostaria de exercitar sua fluência em inglês e ter a experiência de participar de um projeto colaborativo, cadastre-se na lista de discussão do projeto e entre em contato conosco!

São tartarugas?

Sim, de fato são tartarugas. Foi o animal escolhido pela editora para a capa do nosso livro. E antes que você pergunte, "Por quê?" — nós realmente não sabemos. Mas ficou bem legal, e nossas esposas agradecem por não terem escolhido algum bicho mais "nojento" para representar o Subversion.

Ben Collins-Sussman,
Brian W. Fitzpatrick & C. Michael Pilato